Dia de Santa Bibiana

O Dia de Santa Bibiana celebra-se a 2 de Dezembro, o dia apontado para a sua morte.

Por Manuel Augusto 02/12/2019 - 07:05 hs

A santa viveu em Roma no século IV, tendo sentido na pele a inabalável perseguição aos cristãos ordenada pelo Imperador Juliano, entre 361 e 363.

Toda a família de Bibiana foi brutalmente perseguida e executada. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca de escravo na testa. Dafrosa, sua mãe, foi decapitada. Bibiana e a sua irmã Demétria foram conduzidas para a prisão. Demétria foi a primeira a sucumbir aos martírios, perante os olhares da irmã.

Bibiana foi levada para um bordel para ser prostituída, mas segundo a lenda, ninguém conseguia aproveitar-se dela, pois quem lhe tocava ficava louco. A santa foi enviada para um asilo, mas lá sucedeu o inverso: quem lhe tocava ficava curado.

Bibiana foi então chicoteada até à morte, sem negar a sua fé por um momento. O seu corpo foi lançado aos cães, mas nenhum cão lhe tocou. Os restos mortais da santa foram recolhidos por cristãos e enterrados no monte Esquilino, em Roma, junto dos seus familiares.

Quando a sanguinária perseguição aos cristãos terminou, o seu túmulo tornou-se num destino de peregrinação e o seu nome popularizou-se nos batismos, incluindo a variação de Viviana. A veneração era tanta que o Papa Simplício ordenou construir uma igreja dedicada à santa, à volta da sua sepultura.

Santa Bibiana começou a ser invocada para curar as enxaquecas e as dores de cabeça, assim como para doenças mentais e para a epilepsia.

É a padroeira de Sevilha, Martinópolis e de Los Angeles.